A Assembleia da União de Freguesias do Cartaxo e Vale da Pinta aprovou o orçamento de 546.812 euros para 2023, sendo a fatia destinada à manutenção de escolas e jardins de infância (56.000,00 €), seguido da manutenção de vias e espaços públicos, sarjetas e sumidouros, com 50.000,00 € e manutenção de espaços verdes (27.500,00 €).

O serviço da dívida para 2023 foi praticamente anulado, explica a União de Freguesias em nota de imprensa, tendo sido possível desta forma aumentar a capacidade de reforço em verbas relacionadas com a aquisição de bens, serviços e investimentos. O documento foi aprovado com sete votos do PSD, um do Chega e um da CDU.

Ao mesmo tempo, o orçamento da freguesia para 2023 tem como objetivos consolidar o equilíbrio financeiro da autarquia; reduzir custos com contratos de longa data ainda em vigor, procurando
promover novas economias de escala de forma a diluir custos fixos das entidades prestadoras; e ainda apostar no incremento das condições do seu capital humano, nomeadamente no que concerne à Segurança e Saúde no Trabalho e à Qualificação, entre outros; aumentar significativamente a execução e a qualidade dos trabalhos realizados ao abrigo do auto de transferências; melhorar a imagem do espaço público do território da União de Freguesias; beneficiar as instituições escolares, cuja manutenção está delegada na Junta; e ainda conservar o edificado da União de Freguesias do Cartaxo e Vale da Pinta.

Outros objetivos primordiais para este ano são também o apoio às IPSS’s, associações, coletividades, escolas e organismos de interesse público; continuar a transição digital da Junta; bem como dinamizar eventos culturais e recreativos em conjunto com as forças locais.

De acordo com o Presidente da UF Cartaxo e Vale da Pinta, João Oliveira, “esta maior liberdade para a definição de prioridades e reforço de verbas para novos projetos em 2023, enquadrados no programa político do PSD para a gestão da União de Freguesias, só foi possível face ao trabalho desenvolvido
nos últimos 14 meses, que permitiu resolver grande parte dos constrangimentos financeiros
que estavam por tratar nesta autarquia há mais de oito anos.”

Na mesma nota, o executivo da União de Freguesias explica que, desde 16 de outubro de 2021
regularizou-se uma dívida no total de 95.447,35 €, e que transitou do anterior executivo, faltando apenas tratar de uma fatura no valor de 1.291,50 € datada de 28 de agosto de 2018, relativa a um serviço de segurança que foi prestado por uma empresa que, entretanto, entrou em insolvência.

Relativamente a esta dívida, e que o atual executivo considera que penalizou a sua atividade, 60.315,38 € corresponderam a compromissos ou encargos de tesouraria por pagar, 6.928,50 € da franquia de um seguro relativo a um acidente ocorrido no mandato anterior, e os restantes 28.203,47 € a um valor que tinha ficado registado como “Caixa de Vale da Pinta” que teve de ser lançado do lado da despesa.

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