O presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Fernando Paulo Ferreira, em conjunto com os autarcas das seis Juntas de Freguesia do concelho solicitam, através de um ofício conjunto, audiências ao Ministro da Saúde e ao Diretor-Executivo do SNS, de forma a resolver o problema da falta de médicos no concelho.
Recorde-se que, desde o início de 2023, que o número de utentes sem médico de família no em Vila Franca de Xira tem vindo a agravar-se significativamente, uma situação que tem trazido alguma preocupação aos autarcas do Município e das Juntas de Freguesia de VFX.
Neste sentido, foram criados alguns balcões SNS24, de forma a aliviar a pressão nos serviços de saúde. Para já, e desde o início do ano, a Unidade de Saúde Familiar e o Centro de Saúde de Alhandra, com mais de 15 mil inscritos, não dispõem de nenhum médico de família, sendo a situação semelhante na Unidade de Saúde Familiar e a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados do Forte da Casa, com 11.361 inscritos sem médico de família.
Outra das preocupações manifestadas pelos autarcas, explica a Câmara de Vila Franca numa nota enviada à comunicação social, prende-se com a correta divulgação dos serviços prestados pelos ACES, por forma a esclarecer convenientemente a população das soluções encontradas, facilitando assim o acesso das pessoas sem médico de família aos cuidados de saúde.