A Sala Multiusos da Ex-EPC – Escola Prática de Cavalaria recebeu ontem, dia 8 de março, um Encontro sobre “Uma Luta pela Igualdade”, no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Mulher, promovido pela DASS – Divisão de Ação Social e Saúde do Município de Santarém. Este Encontro contou com uma comunicação de enquadramento, proferida por Teresa Santos Costa, Coordenadora da UDIPSS – União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social de Santarém.
Teresa Santos Costa fez uma apresentação em que explicou o que defende a igualdade de género: “homens e mulheres devem ter os mesmos direitos, deveres e as mesmas oportunidades”. A coordenadora da UDIPSS esclareceu ainda sobre a importância da igualdade de género, como e quando surgiu o movimento defensor da igualdade de género, quando o Dia Internacional da Mulher, o que podemos fazer para diminuir a desigualdade de género, e o que podemos fazer para a promover, o que são normas de género, entre outros assuntos de grande importância, como a importância de explicar a luta pela igualdade, em que “a mulher de hoje tem uma importante missão de transformação da sociedade e na criação de um Mundo melhor e mais justo”.
Este “Encontro de Mulheres” prosseguiu com a criação de Mesas de Conversas, em formato World Café, com o objetivo de fomentar um espaço de partilha de informação sobre diversas temáticas, tais como: Cartão ABEM (cartão que permite aceder aos medicamentos prescritos em qualquer farmácia do País, sem mais burocracias e com a dignidade que cada pessoa merece.); Serviço de Teleassistência; MÓBI SÉNIOR; Voluntariado; informações ao Consumidor; Emprego; Banco de produtos de apoio/ajudas técnicas; Migrantes e refugiados e Cartão Sénior.
Esta iniciativa teve como objetivo criar um espaço de diálogo interativo e de partilha de informações entre as/os presentes, através da formação de mesas informativas, consoante a área de intervenção dos serviços da DASS – Divisão de Ação Social e Saúde do Município de Santarém.
O Dia Internacional da Mulher é comemorado, anualmente, a 8 de março e é assinalado desde o início do século XX, embora com variações na data das celebrações. Em 1975, a ONU – Organização das Nações Unidas começou a celebrar a data neste dia, mas só a 16 de dezembro de 1977 é que viria a ser oficialmente reconhecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas, através da Resolução 32/142.
Este dia pretende celebrar os direitos que as mulheres conquistaram até ao dia de hoje, relembrando o caminho para a igualdade. Defender causas como o direito ao voto, a igualdade salarial, a maior representação em cargos de liderança, a proteção em situações de violência física e/ou psicológica ou o acesso à educação, continuam atuais porque, em vários pontos do Planeta Terra, esses direitos continuam por cumprir.