
A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira assinalou o Dia Internacional da Floresta com a plantação de árvores em todo o concelho, na passada terça-feira, dia 21 de março, Dia Internacional da Floresta. Desta forma, o presidente da autarquia, Fernando Paulo Ferreira, esteve junto da comunidade escolar, no Forte da Casa, a desenvolver uma ação de plantação de árvores.
Aqui, referiu que a candidatura apresentada ao REACT EU- Soluções de Base Natural vai ajudar à implementação de uma ilha sombra, onde serão plantadas cerca de 260 árvores autóctones, nesta zona densamente povoada.
A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, em conjunto com os alunos e professores, vai ainda promover outras ações de plantação de árvores, quer no interior dos equipamentos escolares, quer em diversos espaços verdes públicos do concelho, até 25 de março.
Desta forma, irão ser plantadas 93 árvores ornamentais e autóctones, distribuídas pelas freguesias do concelho. Por sua vez, os trabalhos de preparação das covas de plantação e a própria plantação serão acompanhados por técnicos municipais.
A iniciativa conta com a participação de várias escolas do concelho, entre elas as Escolas Básicas 2|3 Soeiro Pereira Gomes, em Alhandra; Quinta de São Sebastião, na Castanheira do Ribatejo; JI da Vala do Carregado; EB de Povos e nº1 Bom Retiro Dr. Sousa Martins, em Vila Franca de Xira; nº4 de Bolonha, em Vialonga; e ainda Pedro Jacques Magalhães, em Alverca do Ribatejo.
Também as secundárias de Vialonga e do Forte da Casa; bem como Escola do Bom Sucesso, em Alverca do Ribatejo, irão receber a iniciativa. Com esta ação pretende-se sensibilizar os alunos e professores para a importância da preservação das árvores, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, como da própria qualidade de vida dos cidadãos, envolvendo-os nas etapas iniciais de plantação e no acompanhamento e monitorização do seu crescimento futuro.