Este sábado, dia 15 de abril, às 21h30, o Centro Dramático Bernardo Santareno vai levar ao palco do Centro Cultural do Cartaxo a peça ‘A Mulher que Cozinhou o Marido’. Uma comédia de enganos com encenação de José Manuel Rodrigues que também é responsável pela adaptação do texto original de Debbie Isitt.
Esta peça é uma comédia com uma linguagem e temática muito atuais, que retrata de forma bastante peculiar os particularismos das relações amorosas dos casais de hoje, pautadas pelos encontros e desencontros, amores e desamores, infidelidades, separações, ciúmes, projetados na impossibilidade absurda de uma reconciliação a três, carregada de desconfianças, culpas, acusações e más consciências.
É a comédia de enganos das relações sociais num registo bastante atualizado, refinado por um humor fino, absurdo e quase negro. Numa representação despida de objetos e plena de intencionalidades, as verdades improváveis vão-se revelando até à surpresa final, a que ninguém espera. A previsibilidade do fim é pura coincidência, ou talvez não.
Kenneth encontra o amor de outra mulher, Laura, após dezanove anos de casamento com Hilary. Depois dos primeiros flirts, enganos e traições, Kenneth troca Hilary por Laura. Mas há um pequeno problema, Laura não sabe cozinhar como Hilary o fazia de forma requintada e o convite improvável acontece. Hilary convida o ex e a sua nova namorada para jantar e festejar o aniversário da nova relação. A partir daqui tudo é possível e a tragicomédia pode acontecer a qualquer momento com o despontar do ridículo de situações absurdas, que escondem raiva, ciúme, medo, dor, confusão, carregados de nonsense.