No âmbito do Dia Internacional dos Museus, a Câmara Municipal do Cartaxo vai assinalar a data com exposição temporária no Museu Rural e do Vinho que coloca a bicicleta no centro das atenções. Desta forma, a mostra ‘Bicicleta–trabalho, desporto e lazer’tem inauguração marcada para o próximo sábado, dia 20 de maio, às 17h00, e pode ser visitada até dia 25 de junho.

A Câmara Municipal do Cartaxo escolheu um objeto icónico para assinalar o Dia Internacional dos Museus que, em 2023, propõe o tema Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar. O Museu Rural e do Vinho do Cartaxo recebe assim uma exposição temporária que pretende mostrar como a bicicleta evoluiu ao longo dos tempos e como está a adquirir um papel relevante no cumprimento dos objetivos de desenvolvimento sustentável, saúde e bem-estar globais, bem como no combate às mudanças climáticas.

A exposição apresenta uma breve história da bicicleta e alguns exemplares das antigas “pasteleiras” que eram usadas como meio de transporte pelos trabalhadores rurais. Ao longo da história, artesãos e profissionais diversos fizeram dela modo de subsistência e solução para a realização de tarefas – tal como aconteceu com o amolador, os vendedores de pão e leite, peixeiro, o polícia ou o tanoeiro.

Por outro lado, esta iniciativa também irá incidir sobre o papel deste meio de transporte em modalidades desportivas, dando destaque aos ciclistas do concelho do cartaxo, vencedores da Volta a Portugal – José Maria Nicolau, Alfredo Trindade, Francisco Valada e Marco Chagas –, exibindo as suas bicicletas, troféus e recordações.

As modalidades BMX, BTT, DownHill, pista, estrada, bem como as bicicletas de gravel e elétricas, também estarão presentes na exposição, que pode ser vista até 25 de junho. Esta exposição tem entrada gratuita e pode ser visitada de terça a domingo, das 9h30 às 12h30 e das 14h30 às 17h30.

Para além desta iniciativa, haverá ainda a II edição do passeio ciclista de época, A Clássica, que se realizará no Cartaxo entre 2 e 4 de junho.