Após o encerramento da edição de 2023 da Feira Nacional da Agricultura (FNA), a organização avança com as datas da edição do próximo ano. Ainda de acordo com os organizadores da FNA, a edição deste ano foi um sucesso e foi uma montra da atual dinâmica da agricultura portuguesa e uma afirmação das suas raízes ribatejanas.

Nos Claustros, sob a responsabilidade da ANAPO – Associação Nacional do Avicultores Produtores de Ovos, esteve patente uma exposição de empresas ligadas ao ovo, desde a produção, transformação e distribuição e que dinamizaram atividades relacionadas com o sector. Este espaço contou com uma decoração própria alusiva ao tema da feira, ações de showcooking, palestras e apresentações de produtos inovadores destinados ao consumidor.

Por outro lado, a FNA foi reconhecida pela 1a vez pelo Ministério do Ambiente como “Evento Sê-Lo Verde 2023”, no âmbito de uma candidatura apresentada para o efeito e que tem como objetivo incentivar a adoção de boas-práticas ambientais, inovadoras e com impacto ambiental, social e económico nos grandes eventos, através do financiamento de práticas ecológicas a adotar nesses mesmos certames.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, inaugurou a Feira Nacional de Agricultura, e visitou os vários espaços do evento entre as 11h00h e as 18h00h, onde não faltaram as habituais selfies, tão do agrado dos visitantes. Conversas de Agricultura e Encontros No âmbito do Ciclo de Conferências “Conversas de Agricultura”, a sustentabilidade e o respeito pelo ambiente, estiveram sempre na ordem do dia, em debates de grande valia técnica e bastantes apreciados pelos participantes.

Por outro lado, a Exposição de Maquinaria e Equipamentos voltou a ser um dos pontos fulcrais da feira com uma mostra que exibiu as últimas novidades do mercado numa demonstração de um sector inovador, sofisticado e com a utilização de muita tecnologia, que expôs máquinas de grande e pequeno porte, tratores e alfaias para todo o tipo de culturas e utilizações.

Neste espaço, os visitantes puderam conhecer algumas das empresas de referência que atuam neste mercado e que têm preocupações ambientais, procuram o respeito pela natureza e apostam em projetos cada vez mais sustentáveis, como é exemplo a Agenda Mobilizadora InsectERA, que tem como objetivo a utilização de insetos como fonte nutricional alternativa e desenvolvimento de matérias-primas.

Também o Salão Prazer de Provar na Nave A é cada vez mais uma referência da Feira Nacional de Agricultura e que coloca à disposição dos visitantes inúmeros produtos de qualidade (Vinhos, queijos, azeites, enchidos, doces, entre outros), muitos deles com a “chancela” Portugal Sou Eu. A FNA recebeu 1800 crianças das escolas do concelho, uma iniciativa da Câmara Municipal de Santarém e da CAP no âmbito da campanha PAC4ALL, que tem como Intuito explicar aos mais novos a importância da Agricultura e os objetivos da Política Agrícola Comum.

Os vários Municípios trouxeram à feira produtores dos concelhos, grupos musicais, e proporcionaram aos seus visitantes dias diferentes na Feira Nacional de Agricultura. Ao mesmo tempo, a organização da Feira Nacional de Agricultura procura proporcionar as melhores condições aos animais em exposição para que a mostra pecuária tenha sempre uma grande representação das raças autóctones portuguesas.

Neste âmbito realce para várias “Demonstrações de Toureio” promovidas pelas Escolas de Toureio de “Vila Franca de Xira”, “Moita do Ribatejo”, “Montijo” e “Azambuja”, que estiveram na FNA para aulas nesta área. De realçar também a presença dos Grupos de Forcados “Amador de Coimbra”, “Caldas da Rainha”, “Amadores de Beja”, “Amadores de Montemor-o-Novo”, “Amadores de São Mansos”, “Leões da Agrária”, “Aposento da Moita”, “Amadores de Évora” que aproveitaram o espaço da FNA para mostrar ao público o que são “Treinos de Forcados”.

Na FNA 23 criou-se um espaço próprio e individualizado para a animação noturna – Bares, Carrosséis, Concertos – de modo a que estas atividades não colidissem com outras iniciativas e permitissem um maior conforto aos visitantes. A realização da FNA 23 só foi possível devido ao apoio de patrocinadores, empresas e visitantes presentes em mais uma edição da Feira Nacional de Agricultura e que sempre demonstram confiança nesta grande feira e no sector agrícola.

Previous post Dois homens identificados por cultivo de Cannabis
Next post Inscrições abertas para os ATL de Verão em Torres Novas