A 9ª edição do evento “Best of Portugal” – “O Melhor de Portugal” decorreu no Parc du Cinquantenaire, em Bruxelas, nos dias 17 e 18 de junho. O Município de Santarém voltou a marcar presença, pelo segundo ano consecutivo na Feira de Produtos Agroalimentares, organizada pela Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP).

Aqui, estiveram presentes um conjunto de empresas escalabitanas, e respetivos produtores, do concelho de Santarém, que se deslocaram ao coração da capital europeia para mostrar o melhor de Santarém, e oferecer aos convidados e visitantes a qualidade dos nossos produtos alimentares, com animação cultural e musical, que presentearam os mais 40.000 participantes durante todo o fim-de-semana.

Este evento tem como principal objetivo promover o setor agroalimentar português junto da população e mercado belga, contou com a participação de mais de 50 empresas de Portugal, entre as quais 9 empresas de Santarém, como Mushroom Mountain – Cogumelos, Sabores do Campo – Doces, Abelhas e Companhia – Mel e derivados, Queijo da Quinta, Landscape Farm – Produtos de Agricultura Biológica, Quinta do Juncal – Azeite, Gotik Gin, Monte Safira – Enchidos, Escola Superior Agrária de Santarém – Vinhos, e ainda o nosso artesanato local com a nossa artesã e cesteira Maria das Neves.

A participação do Município de Santarém no ano passado, em 2022, foi uma estreia que deixou tanto o Município como os produtores com uma enorme satisfação, não só face ao contacto com os emigrantes portugueses como com a população estrangeira que vive na Bélgica e nos países em redor, que apreciaram e compraram produtos de qualidade que de outra forma não teriam oportunidade de provar e adquirir os mesmos, considerando que não estão encontram disponíveis para venda em Bruxelas.

Para o Vereador Nuno Russo, responsável pelo Pelouro do Apoio ao Desenvolvimento Agrícola do concelho de Santarém, “esta segunda participação resulta essencialmente da vontade de dar continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido no apoio à divulgação e promoção dos produtos locais de qualidade que são produzidos em Santarém, e também em resposta às solicitações das empresas de Santarém de quererem voltar a estar presentes nesta Feira Internacional.

Este ano foi ainda melhor que no ano transato, pela maior afluência de visitantes, com maiores e melhores negócios de venda, e ainda pelo contacto com as entidades oficiais em Bruxelas, como são o Embaixador de Portugal na Bélgica, a Câmara de Comércio Belgo-Portuguesa e o AICEP do Benelux – Bélgica, Luxemburgo e Holanda”.

Já para o vereador Diogo Gomes, “a presença do Município de Santarém na 9ª edição do Melhor de Portugal foi um sucesso” a afluência aos stands dos nossos produtores para comprar os seus produtos “são a prova de que a Capital do Ribatejo, é uma região de produtores de grande qualidade e que muito orgulham o executivo municipal”.

Para a próximo ano, o Município de Santarém também vai garantir presença no certame, uma vez que é Cidade do Vinho 2024, juntamente com Almeirim, Alpiarça e Cartaxo.

Previous post Torres Novas promove II Mostra de Sabores e Produtos do Território
Next post Incêndio em Vila Chã de Ourique