Um homem de 47 anos foi acusado de praticar maus-tratos a um animal de estimação, na passada segunda-feira, dia 31 de julho, em Vialonga, no concelho de Vila Franca de Xira. A ação teve início após uma denúncia sobre uma situação de maus tratos a animais de companhia. Os agentes do SEPNA dirigiram-se ao local em questão, onde encontraram um cão dentro de um veículo em fim de vida.

Após a intervenção, o dono do animal foi formalmente acusado e as circunstâncias foram relatadas ao Ministério Público de Vila Franca de Xira. A operação contou com a colaboração dos serviços veterinários de Vila Franca de Xira, que se deslocaram ao local, recolheram o animal e lhe proporcionaram os necessários cuidados médicos e higiênicos.

A Guarda Nacional Republicana enfatiza que abandonar um animal de companhia constitui um delito passível de pena de prisão por até seis meses ou multa com duração de até 60 dias. A GNR, através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), mantém uma preocupação constante com a proteção dos animais. Por isso, apela a todos que denunciem eventuais casos de abuso ou abandono, através da Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520), ativa permanentemente para a denúncia de infrações e esclarecimento de dúvidas.

Previous post Feira Nacional dos Frutos Secos realiza-se em outubro
Next post Torres Novas recebe exposição na Praça do Peixe