O Projeto Alviela 7.7, financiado através do Aviso n.º 06/REACT-EU/2021, envolveu ativamente as comunidades locais nas duas sessões que foram organizadas na Escola Primária de Vaqueiros e na Junta de Freguesia de Pernes. O objetivo da apresentação do projeto de execução, que se concentra na reabilitação fluvial de sete quilômetros do rio Alviela e 700 metros do rio Centeio (um afluente do rio Alviela), foi divulgar as escolhas feitas no projeto.
Isso incluiu a demonstração dos benefícios das Soluções Baseadas na Natureza e do uso de Técnicas de Engenharia Natural. Essa abordagem visa estimular a reflexão e a participação das comunidades locais e das partes interessadas-chave, visando a realização das ações de reabilitação fluvial, a conservação dos ecossistemas ribeirinhos, a valorização dos serviços ecossistêmicos e as oportunidades de desenvolvimento socioeconómico nas áreas abrangidas.
Ambas as sessões destacaram a importância do projeto para as populações locais e organizações. Ficou claro que é urgente agir na reabilitação do rio Alviela de maneira integrada, a fim de devolver às comunidades um rio com melhor qualidade da água, biodiversidade nativa e espaços de bem-estar que esse recurso natural deve proporcionar.
As sessões foram lideradas por Nuno Russo, Vereador responsável pela Proteção Ambiental, juntamente com Miguel Tomás, Presidente da União de Freguesias Casével e Vaqueiros, Raúl Violante, Presidente da Junta de Freguesia de Pernes, e Ricardo Costa, Presidente da União de Freguesias São Vicente do Paul e Vale Figueira. A Engenheira Maria João Cardoso, da Divisão do Ambiente e Sustentabilidade do Município de Santarém, também esteve presente.
A empresa especializada em reabilitação fluvial, contratada pelo município para elaborar o Estudo e o projeto de Execução, apresentou detalhadamente as intervenções planejadas na área, desde Vaqueiros até a foz do rio Centeio em Pernes, incluindo um trecho em São Vicente do Paúl. O projetista Aldo Freitas conduziu essa apresentação.
Diogo Gomes e Nuno Domingos, vereadores do Município, além de Inês Barroso, Deputada da Assembleia da República, também estiveram ativamente envolvidos nas sessões. Já Nuno Russo, o Vereador responsável pela Proteção Ambiental, ressaltou a importância do projeto para o concelho, enfatizando sua relevância para a reabilitação dos rios Alviela e Centeio.
Ele destacou o investimento total de 840 mil euros no projeto, que visa reduzir o impacto das inundações e os riscos associados. Russo afirmou que o Município de Santarém está comprometido com a política de Recursos Hídricos, priorizando a reabilitação e restauração dos ecossistemas ribeirinhos para promover a biodiversidade, valorizar o território e melhorar o bem-estar das comunidades.