No passado dia 8 de agosto, o Comando Territorial de Lisboa, através do Posto Territorial de Alenquer, realizou a apreensão de cinco armas de fogo e mais de 1.400 munições, no concelho de Alenquer. Após receber uma denúncia sobre um possível caso de violência doméstica, os agentes deslocaram-se imediatamente ao local, onde confirmaram que o agressor estava a exercer violência física e psicológica sobre a sua companheira, de 81 anos.

Ficou evidente que o suspeito, com 86 anos, havia ameaçado repetidamente a vítima, gerando medo e angústia. Além disso, foi descoberto que o agressor possuía diversas armas e munições. No decorrer da operação policial, foram apreendidas duas pistolas, três carabinas e 1.486 munições. O homem foi identificado e os detalhes do caso foram encaminhados ao Tribunal Judicial de Alenquer.

É importante lembrar que a violência doméstica é considerada um crime público, e denunciar é uma responsabilidade compartilhada. Se precisa de ajuda ou está ciente de alguma situação de violência doméstica, pode tomar as seguintes medidas:

  • Utilizar o Portal Queixa Eletrónica em queixaselectronicas.mai.gov.pt
  • Entrar em contato pelo número de telefone de emergência 112
  • Procurar o Posto da GNR mais próximo de sua residência (os contatos estão disponíveis em www.gnr.pt/contactos.aspx)
  • Usar o aplicativo App MAI112, desenvolvido especialmente para cidadãos surdos (disponível em http://www.112.pt/Paginas/Home.aspx)
  • Utilizar a aplicação SMS Segurança, destinada a pessoas surdas (disponível em www.gnr.pt/MVC_GNR/Home/SmsSeguranca)
Previous post Riachos celebra aniversário a 24 de agosto
Next post Abertas as candidaturas para o Prémio Maria Lamas