No contexto do projeto “O caminho para ‘Terminal'” (O Estado do Mundo), um processo de pesquisa para a criação de um espetáculo que será apresentado em 2024, o Teatro Virgínia tem o prazer de oferecer duas experiências culturais únicas nos dias 15 e 16 de setembro.
Na sexta-feira, dia 15 de setembro, em vários locais da cidade, por cerca de 10 minutos cada, acontecerá o “Teatro fora de formato”. Estes são espetáculos de pequena escala, que ocorrem em espaços públicos e não convencionais, sem aviso prévio, e procuram envolver o público em reflexões sobre a sustentabilidade. A encenação está a cargo de Miguel Fragata, o texto foi escrito por Inês Barahona e o elenco inclui Cuca M. Pires, Rita Delgado, Simon Frankel e Vasco Barroso.
No dia seguinte, sábado, 16 de setembro, a partir das 15 horas, a blackbox da Central do Caldeirão se transformará na Biblioteca Verde Itinerante – Literatura, Ciência, Debate, também concebida e dirigida por Miguel Fragata e Inês Barahona. Esta é uma biblioteca em constante crescimento, onde todos os títulos estão relacionados com questões de sustentabilidade e mudanças climáticas. O evento seguirá o formato de um clube de leitura e contará com a presença da escritora Joana Bértholo.
Os livros estarão disponíveis para empréstimo no foyer do Teatro Virgínia de 14 a 16 de setembro. O encontro, destinado a maiores de 12 anos, terá uma duração prevista de aproximadamente 60 minutos e a participação é gratuita, mediante reserva antecipada de bilhetes. “O caminho para ‘Terminal’ (O Estado do Mundo)” é um projeto de pesquisa para a criação de um espetáculo que será apresentado em 4 de maio de 2024.
Durante este processo, a companhia de teatro Formiga Atómica percorre o país de norte a sul, incluindo as ilhas, para explorar as relações entre as alterações climáticas, as pressões demográficas e econômicas locais e a transformação da paisagem. Durante uma semana, a comunidade de Torres Novas é envolvida no processo, com os habitantes sendo convidados a participar nas pesquisas ou surpreendidos com intervenções artísticas que os convidam a refletir sobre essas questões.