Estará patente na Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, de 11 de setembro a 7 de outubro, a exposição de fotografia «Aquedutos de Portugal», da autoria do museólogo Pedro Inácio. A inauguração será na próxima segunda, dia 11 de setembro, às 16h30, numa iniciativa que contará com a presença do autor.

Nesta mostra, segundo Pedro Inácio, “percorremos um dos mais relevantes testemunhos de nosso património histórico e cultural, através das fotografias, sublinhando a importância destes antigos e milenares monumentos hidráulicos para a humanidade, ao longo dos tempos, num diálogo permanente entre água e património.”

As fotografias que integram a exposição resultam de um levantamento fotográfico iniciado em 2007, que culminou com a edição do livro “Património Cultural da Água-Roteiro de Aquedutos” editado em 2021, pela Câmara Municipal de Mafra e apoiado, institucionalmente, pela Comissão Nacional da UNESCO e pelo Museu da Água da EPAL.

Pedro Inácio nasceu em Lisboa e é licenciado em Ciências Históricas, tendo completado o Curso de Mestrado em Museologia e Património. É Museólogo e Conservador do Museu da Água da EPAL. Ao mesmo tempo, tem diversos livros editados, resultantes do seu trabalho de investigação na área do Património Cultural da Água, e realizou diversas exposições de fotografia em Portugal e no estrangeiro (Argélia, Coreia do Sul, EUA, Espanha, França e Roménia).

Ainda no âmbito desta exposição, terá lugar, no dia 3 de outubro, uma palestra sobre água, destinada a alunos das escolas do concelho.

Previous post NERSANT está em França a promover região do Ribatejo
Next post Torres Novas está a promover caminhada pela Rota do Almonda