
No dia 6 de setembro, aconteceu, no Palácio da Bolsa, no Porto, a adesão ao projeto “Bairros Comerciais Digitais”, por parte da Câmara de Torres Novas. Este projeto é uma iniciativa que faz parte do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e tem como objetivo principal impulsionar a digitalização da economia, através da adoção de tecnologias modernas pelos empresários locais e da transformação digital dos seus modelos de negócio.
O programa “Bairros Comerciais Digitais” visa abranger um total de 25 mil estabelecimentos comerciais distribuídos por todo o país, com o intuito de modernizar o comércio local. Entre as 160 candidaturas recebidas, que representavam um investimento elegível de 77,5 milhões de euros, foram aprovados 95 projetos, incluindo o “Projeto Vila” em Torres Novas.
A cerimônia de apresentação contou com a presença do Ministro da Economia e do Mar, António Costa e Silva, e do Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda. Durante este evento, a diretora-geral das Atividades Económicas, Fernanda Ferreira Dias, entregou a declaração de compromisso aos promotores, com a vereadora Elvira Sequeira representando o Município de Torres Novas e o “Projeto Vila.”
O “Projeto Vila,” que recebeu um financiamento de 690.000 euros, irá focar-se em três áreas principais de intervenção:
- Implementação de soluções que promovam a colaboração e sinergias entre comerciantes, prestadores de serviços, a autarquia e outros membros do consórcio.
- Revitalização do comércio local no centro de Torres Novas, tanto fisicamente como digitalmente, tornando-o atrativo tanto para os residentes como para os visitantes.
- Promoção da sustentabilidade ambiental, social e financeira do Bairro Comercial Digital.
Esta medida visa tornar o comércio local mais competitivo em face da concorrência global e digital, bem como promover os produtos característicos e identitários de Torres Novas. Além disso, pretende-se aumentar a vitalidade e a atratividade do centro histórico de Torres Novas e incentivar o desenvolvimento urbano sustentável.