A Câmara de Torres Novas aprovou um subsídio de 15 mil euros para apoiar os trabalhos arqueológicos no Sistema Cársico da Nascente do Almonda, como tem sido feito nos anos anteriores.

Estes trabalhos estão inseridos num projeto de pesquisa coordenado pelo professor João Zilhão.Devido à natureza sistemática dessas atividades, à coordenação científica de alta qualidade reconhecida, e ao seu valor em termos de conhecimento científico, cultural e patrimonial, tanto a nível local como internacional, este projeto é considerado de grande importância para a arqueologia.

Destacam-se os resultados relacionados com a Lapa da Bugalheira (Almonda) e a Gruta do Aderno (Almonda). O apoio solicitado será distribuído da seguinte forma: escavação e prospeção arqueológica (10.000 euros), deslocações, participação em congressos e estudo de coleções (2.500 euros), e datações pelo radiocarbono (2.500 euros).

Desde o final dos anos 80 e início dos anos 90, têm sido realizados trabalhos de pesquisa pré-histórica dentro dos limites do concelho, com foco nas jazidas arqueológicas associadas à nascente do Rio Almonda. O município tem apoiado financeiramente este projeto ao longo de várias campanhas, desempenhando um papel fundamental como mecenas e impulsionador financeiro.

Os resultados obtidos têm grande relevância para a história da ocupação humana na Península Ibérica, fornecendo informações valiosas sobre a disseminação do Homem pelo território europeu e representando testemunhos extremamente raros.

Previous post Escolas do Distrito de Santarém recolhem 11,6 toneladas de equipamentos eletrónicos
Next post Aprovada a construção de edíficio no cruzamento das ruas Atriz Virgínia e Ferreiros