O Centro Comunitário de Tojosa, em São Vicente do Paúl, concelho de Santarém, recebeu esta quinta-feira, 12 de outubro, a apresentação do Projeto Municipal INVAcrustacea – Projeto de Erradicação e Controlo de Espécies Invasoras Prioritárias – Lagostim Vermelho da Louisiana e Caranguejo Peludo Chinês, produzido pela do Departamento de Ambiente e Sustentabilidade da Câmara Municipal de Santarém
Nuno Russo, vereador responsável pela proteção do ambiente na Câmara Municipal de Santarém, e Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Santarém, foram os responsáveis ​​pelas sessões de abertura e encerramento, respetivamente.
Quer nas situações específicas de erradicação de espécies invasoras, no rio Alviela e especialmente aqui, na área de intervenção de São Vicente do Paúl, como noutras zonas, noutras freguesias e noutras atividades de intervenção.
O presidente da Câmara de Santarém, disse que :”Estas espécies exóticas e invasoras, são uma ameaça à biodiversidade, incluindo extinções de espécies locais e globais” e espera “contar com os presidentes das juntas de freguesia destas zonas ribeirinhas e com os seus munícipes que desempenham um papel fundamental na concretização, proteção e preservação da natureza”. Estas espécies exóticas e invasoras, são uma ameaça à biodiversidade, incluindo extinções de espécies locais e globais.

  • Lagostim do rio –Espécie invasora em território europeu, nativa do nordeste do México e do centro e sul dos EUA. Foi introduzido intencionalmente em todos os continentes (exceto Antártida e Oceânia) para aquacultura, consumo humano e como isco na pesca. Em Portugal apareceu em 1979 e está espalhada por, pelo menos, 11 bacias hidrográficas: Douro, Leça, Vouga, Mondego, Lis, ribeiras do Oeste, Tejo, Sado, Mira, ribeiras do Algarve e Guadiana.
Previous post Santarém no Dia Mundial da Saúde Mental
Next post Radio Amadores do Ribatejo mostram feira.