A Agência para a Modernização Administrativa, assinou os protocolos referente à instalação e gestão de “Espaços Cidadão” com 16 freguesias e uniões de freguesias do concelho.

A Empresa Municipal de Águas (AMA) e o município de Santarém mantinham desde 2014, quando celebraram um acordo inicial para a instalação de cinco serviços semelhantes nas Juntas de Freguesia de Alcanede, Vale de Santarém, Azoia de Cima e Tremês, Romeira e Várzea, e Achete, Azoia de Baixo e da Póvoa de Santarém.

Posteriormente, foram celebrados dois acordos adicionais para criar mais dois “Espaços Cidadãos” nas freguesias de Pernes e Arneiro das Milhariças. Mais recentemente, foi assinada outra adenda para incluir mais nove espaços em Abrã, Abitureiras, Amiais de Baixo, Almoster, Moçarria, Gançaria, Póvoa da Isenta, Casével e Vaqueiros, e S. Vicente do Paúl e Vale de Figueira. Dos 18 municípios do concelho, apenas dois não concordaram com a instalação de Espaços de Cidadão: Alcanhões, devido à substancial adaptação edificada necessária, e a União de Freguesias da Cidade, dada a presença da Loja de Cidadão em Santarém.