O presidente da Câmara Municipal de Santarém, Ricardo Gonçalves, anunciou a suspensão do seu mandato para assumir a presidência do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ).
A decisão foi revelada durante uma reunião do executivo municipal, após receber um convite formal para o cargo. Com a sua saída, o vice-presidente João Teixeira Leite, assumirá a liderança da autarquia. Ricardo Gonçalves, que foi eleito em 2013, começará suas novas funções no dia 9 de setembro.
Numa avaliação doa seus mandatos, Ricardo Gonçalves destacou que Santarém está a caminho de se tornar um dos municípios mais desenvolvidos do país nas próximas duas décadas, mencionando a redução da dívida e impostos, além de investimentos significativos em infraestrutura e habitação.
Quanto ao desafio do IPDJ, o objetivo passa por mobilizar mais recursos para o desporto, criticando a escassez de apoio financeiro nesta área em comparação com a Cultura.
O ex-autarca também expressou a intenção de aumentar a prática desportiva em Portugal, que é uma das mais baixas entre os países da OCDE.
Ricardo Gonçalves tem uma longa trajetória política, tendo sido vereador desde 2006 e assumido a presidência da Câmara em 2013.