
Faleceu Marco Paulo, aos 79 anos. O cantor, uma das vozes mais icônicas da música popular portuguesa, perdeu a batalha contra uma doença prolongada.
Marco Paulo não conseguiu vencer dois tipos de câncer, um no pulmão e outro no fígado, e faleceu nesta quinta-feira.
Com mais de 50 anos de carreira, sua trajetória musical foi repleta de sucessos e prêmios. Um dos seus maiores hits, “Eu tenho dois amores”, lançado em 1980, vendeu mais de 195 mil cópias.
Nascido João Simão da Silva em 21 de janeiro de 1945, em Mourão, no Alentejo, Marco Paulo conquistou uma legião de mais de cinco milhões de fãs e lançou mais de 70 álbuns. Recebeu um Globo de Ouro e mais de 140 prêmios, além de ter sido condecorado como comendador da Ordem do Infante D. Henrique pelo presidente Marcelo Rebelo de Sousa em 2022.
Em uma declaração na página oficial da Presidência, foi expressado um sentimento de pesar: “O presidente da República lamentou a morte do cantor Marco Paulo, que fez parte da vida musical portuguesa por muitas décadas, e enviou condolências à família, amigos e admiradores”.
Marcelo Rebelo de Sousa também comentou que Marco Paulo “foi vencendo” a doença e que ele “permanecerá na memória” de muitos portugueses. O presidente expressou sua tristeza ao receber a notícia, que embora já fosse quase esperada, ainda assim foi um golpe duro.