O Município de Santarém vai participar nas comemorações do Dia Mundial das Doenças Raras, a 28 de fevereiro, altura em que as paredes do Jardim Portas do Sol vão ser iluminadas a rosa, uma das cores oficiais da campanha internacional.
Santarém participa assim na celebração desta iniciativa, promovida pela RD-Portugal, a Federação das Sociedades Portuguesas de Doenças Raras que reúne mais de 30 Sociedades Portuguesas de Doenças Raras. A RD é também membro de pleno direito do Dia Mundial das Doenças Raras, e habitualmente promove iniciativas de sensibilização para estas doenças e o seu impacto nos doentes.
Estima-se que as doenças raras no seu conjunto afetem entre 6% e 8% da população portuguesa (6 a 800.000 pessoas em Portugal podem sofrer de doenças raras), razão pela qual consideramos importante a sensibilização da população para as doenças raras e A relevância do diagnóstico precoce e o desenvolvimento e implementação de ações para lidar com o estigma que ainda existe e afeta desproporcionalmente os pacientes.