Nos dias 13 e 14 de março, realizaram-se em Santarém as sessões distritais do projeto Parlamento dos Jovens sob o tema “Saúde Mental nos Jovens – Que Desafios, Que Respostas?”.

Ambas as sessões contaram com a presença de João Teixeira Leite, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Santarém, Bruno Santos, Delegado Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo e Eduarda Marques, Diretora Regional de Lisboa e Vale do Tejo do Instituto Português do Desporto e Juventude, entre outras entidades e convidados.

João Teixeira Leite enalteceu os jovens participantes neste projeto, os professores e as entidades promotoras e afirmou que “vale sempre a pena marcarmos a diferença e mobilizarmo-nos de forma coletiva para melhorar o Mundo que nos rodeia. Este projeto estimula o gosto pela participação cívica e política e permite-vos refletir e debater sobre este tema tão importante nas nossas vidas”.

A primeira sessão, destinada ao Ensino Básico, decorreu no Teatro Sá da Bandeira e foi presidida por Laura Silva, estudante da Escola Secundária Sá da Bandeira, na qualidade de Presidente da Assembleia do Parlamento dos Jovens do Ensino Básico, contando também com a presença de Francisco Dinis, Deputado da Assembleia da República.

A segunda sessão, na Casa do Campino, foi dedicada aos jovens do Ensino Secundário e contou com a presença de Inês Barroso, Deputada da Assembleia da República e foi presidida por Henriqueta Henriques, estudante do Centro de Estudos de Fátima e Presidente da Assembleia do Parlamento dos Jovens do Ensino Secundário.

No distrito participam 120 jovens, oriundos de vários concelhos e escolas do distrito de Santarém, cada uma com dois deputados efetivos e um suplente. Dos trabalhos decorridos nestas duas assembleias segue um projeto de recomendação, o qual vai ser defendido na fase nacional do Parlamento dos Jovens, representando o círculo eleitoral de Santarém.

O Programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República, dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, de escolas do ensino público, particular e cooperativo do Continente, das Regiões Autónomas e dos círculos da Europa e de Fora da Europa.

Previous post Este sábado há Taekwondo na Castanheira do Ribatejo
Next post <strong>Exportações da região de Santarém atingem valores históricos ultrapassando os 2,5 mil milhões de euros</strong>