O Grupo de Contacto Pera e Maçã, integrado no Comité Misto de Frutas e Hortícolas, reuniu no passado dia 5 de junho, na Feira Nacional de Agricultura (FNA). Portugal, Espanha, Itália e França participaram neste Encontro, promovido pela Federação Nacional de Organizações de Produtores (FNOP), e que contou com a participação de Nuno Russo, Vereador da Câmara de Santarém com o Pelouro do Apoio ao Desenvolvimento Agrícola do Concelho.

Este Grupo de Contacto foi criado pelos Governos de Espanha e França em 1993, o Comité Misto de Frutas e Hortícolas com o objetivo de criar um polo de debate sobre problemas comuns entre os profissionais do setor e ainda para evitar os incidentes que se registavam à época contra o trânsito de produções espanholas através de França para o resto da UE. Itália aderiu a este Comité em 2010, agregando assim os três principais países produtores da EU, e Portugal aderiu em 2018, em resultado da evolução do setor hortofrutícola no país, com um aumento significativo do valor das exportações e uma maior presença no mercado internacional.

A FNOP, desde a adesão de Portugal ao Comité Misto de Frutas e Hortícolas, tem participado, em representação da produção nacional, nos vários Grupos de Contacto e nas reuniões anuais em plenário e é, na sequência da sua participação que teve agora a seu cargo a reunião de Junho de 2023, com uma reunião no dia 5 de Junho em Santarém, no período da tarde, nas instalações do CNEMA, a que se seguirá uma visita à FNA 2023.

Nuno Russo, lembrou que Santarém é a Capital Nacional da Agricultura. Aqui se faz a maior Feira Agrícola do País, e em setembro vai realizar-se a maior Feira Profissional de Agricultura do País – a AgroGlobal” que vai decorrer de 5 a 7 de setembro, no CNEMA – Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas.

O Vereador do Município de Santarém afirmou ser “um orgulho para Santarém o Grupo de contacto da Pêra e da Maça do Comité Misto de Frutas e Hortícolas, constituído por representantes das Administrações e do sector, em que se discutem linhas orientadoras de uma atuação comum em diversos âmbitos, desde a PAC e os instrumentos específicos de apoio setorial, às normas de comercialização e à adoção de posições comuns junto da Comissão Europeia”, e que ”Santarém é cada vez mais o centro da discussão dos assuntos relevantes para agricultura nacional e internacional, em geral, ou para os setores específicos das várias áreas de atividade agrícola do país e da europa.

Previous post Homem detido em Alpiarça por tráfico de droga
Next post Dois homens identificados por cultivo de Cannabis