A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém vai realizar, esta semana, dois seminários sobre o “Apoio do Portugal 2030 para Inovação Produtiva”, a ter lugar em Santarém e Torres Novas. Os eventos têm como objetivo informar e orientar empreendedores e gestores de empresas sobre as oportunidades de financiamento e incentivos disponíveis para impulsionar a inovação e o desenvolvimento dos negócios das PME.

O Portugal 2030 já está a receber candidaturas e que vão apoiar a inovação produtiva das PME, pelo que a NERSANT vai receber nas suas instalações em Santarém e Torres Novas, duas sessões de esclarecimento sobre os referidos incentivos e também sobre outros apoios às empresas previstos, quer no ALENTEJO 2030, quer no CENTRO 2030.

Esta terça-feira, dia 13 de junho, a sessão decorre na Startup Santarém, às 15h00, num evento operacionalizado pela CCDR Alentejo/Alentejo 2030 e que conta com a intervenção do seu Presidente, António Ceia da Silva. No dia 16, sexta-feira, também às 15h00, realiza-se o seminário com a CCDR Centro/Centro 2030 na sede da associação empresarial, em Torres Novas e que contará com a intervenção de Jorge Brandão da Comissão Diretiva do Centro 2030 e também do IAPMEI.

Nos seminários, que contam com o acolhimento do Presidente da Direção da NERSANT, vão ser apresentados, entre outros, os apoios no âmbito da Inovação Produtiva, nomeadamente o “SICE – Inovação Produtiva – Territórios de Baixa Densidade” e “SICE – Inovação Produtiva – Outros territórios”, que visam incentivar e apoiar projetos inovadores que contribuam para o desenvolvimento regional e o crescimento económico, com uma taxa de financiamento máximo até 40%

Os referidos Avisos – direcionados a micro, pequenas e médias empresas – visam financiar “operações individuais de natureza inovadora, que se traduzam na produção de bens e serviços transacionáveis e internacionalizáveis e com elevado valor acrescentado e nível de incorporação nacional, que correspondam a um investimento inicial, relacionadas com as seguintes tipologias de ação: a criação de um novo estabelecimento; o aumento da capacidade de um estabelecimento já existente; a diversificação da produção de um estabelecimento para produtos não produzidos anteriormente no estabelecimento; e a alteração fundamental do processo global de produção de um estabelecimento existente”.

Ao longo dos seminários, que têm inscrição gratuita, serão dadas informações e esclarecimentos quanto aos beneficiários dos Avisos, taxas de financiamento e ações elegíveis, bem como sobre o processo de submissão de candidaturas. O seminário irá, assim, orientar os participantes no processo de candidatura, explicando os critérios de elegibilidade e fornecendo conselhos práticos sobre como desenvolver propostas de projeto bem-sucedidas.

As empresas interessadas em participar em qualquer das sessões de esclarecimentos devem efetuar inscrição online no portal da NERSANT, em https://www.nersant.pt/agenda/.

Previous post Casa do Benfica 2.0 é apresentada esta terça-feira
Next post Jornadas Europeias de Arqueologia em Torres Novas