As ruínas romanas de Villa Cardílio, localizadas em Torres Novas, reabriram ao público esta terça-feira, 25 de julho, após passarem por um processo de valorização do espaço. Os trabalhos incluíram a requalificação do edifício de acolhimento, o enquadramento paisagístico das ruínas e a criação de um percurso de visita com sinalética explicativa.

Essas antigas ruínas romanas de Villa Cardílio foram descobertas durante escavações conduzidas pelo coronel Afonso do Paço, a partir de 1962. As escavações revelaram a existência de alicerces, bases de colunas e pavimentos ornamentados com diversos padrões de “tesselas”, pertencentes a uma antiga quinta romana composta por três elementos principais: entrada, peristilo e ninfeu.

As ruínas estão situadas a aproximadamente três quilômetros de Torres Novas e, a partir de agora, estarão abertas ao público para visita. Os interessados podem explorar este patrimônio histórico durante os seguintes horários:

  • Verão (abril a setembro): terça a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.
  • Inverno (outubro a março): terça a domingo, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00.

O acesso às ruínas de Villa Cardílio é gratuito, proporcionando a todos uma oportunidade única de conhecer e apreciar este tesouro arqueológico que faz parte da história romana da região.

Previous post PSP deteve cinco pessoas na última semana
Next post 1º Curso Superior na Produção Bioindustrial de Insetos do mundo está em Santarém