As escolas pertencentes aos agrupamentos de Almeirim vão implementar uma proibição do uso de telemóveis nas escolas do primeiro ciclo a partir do próximo ano letivo. Além disso, as escolas dos 2º e 3º ciclos também terão regras para a utilização desses dispositivos, avança a TSF.

No caso dos ciclos de ensino referidos, os telefones móveis dos alunos serão recolhidos e colocados numa caixa logo no início da primeira aula e devolvidos no final das aulas. Durante os intervalos e as horas de almoço, os estudantes também não terão acesso aos telemóveis.

No entanto, no ensino secundário, numa primeira fase, os telemóveis serão entregues à chegada, mas os alunos poderão utilizá-los durante os intervalos e no horário de almoço. Haverá uma exceção à regra em todos os níveis de ensino, permitindo o uso de telemóveis para os alunos que, por motivos de força maior, realmente precisam deles, como é o caso dos diabéticos que utilizam aplicações para medição de açúcar.

Essa medida está alinhada com um apelo da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), que encorajou os países a tomarem ações para banir o uso de telemóveis nas escolas. O objetivo é combater a desatenção em sala de aula, melhorar o ambiente de aprendizagem e proteger as crianças do cyberbullying.

Previous post Inscrições abertas para o Benfica Ativo
Next post Município de Santarém lança campanha para evitar o abandono de animais no verão