No dia 27 de junho, o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) de Vila Franca de Xira, sob a alçada do Comando Territorial da Lisboa, recebeu e recolheu duas aves de espécies protegidas que foram encontradas na via pública, debilitadas e com dificuldades de voar.
Os animais, um juvenil da espécie Gaio-comum (Garrulus glandarius) e outro da espécie Peneirieiro-comum (Falco tinnunculus), foram entregues por cidadãos conscientes que se depararam com a situação. A intervenção do SEPNA foi crucial para garantir o bem-estar das aves, pois a captura de espécies protegidas é rigorosamente proibida.
Após a recolha, os militares do SEPNA verificaram que o Gaio-comum ainda se encontrava na fase de aprendizagem de voo, enquanto o Peneirieiro-comum, apesar de já conseguir voar sozinho, apresentava-se debilitado.
Ambas as aves foram transportadas para o LxCRAS – Centro de Recuperação de Animais Silvestres de Lisboa, em Monsanto, onde receberão os cuidados necessários para sua recuperação e posterior reintegração ao seu habitat natural.
A Guarda Nacional Republicana, através do SEPNA, trabalha incansavelmente na proteção da fauna e flora do nosso país, apelando à colaboração da população na denúncia de situações de maus-tratos ou abandono de animais. Para tal, a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) está disponível 24 horas por dia para receber denúncias e esclarecer dúvidas.
Juntos, podemos proteger a nossa biodiversidade!