A Câmara de Santarém instalou o primeiro bebedouro de última geração junto ao campo de jogos da Escola Secundária Dr. Ginestal Machado, situado no Sacapeito. O local foi escolhido pela importância de existir um ponto de água potável nesta área de atividade física e do estabelecimento de ensino, e uma vez que o anterior bebedouro havia sido retirado por já não reunir as devidas condições de funcionamento.
Este equipamento distingue-se por ser um bebedouro inclusivo, acessível a todos, na medida que está desenhado para pessoas com mobilidade reduzida ou condicionada, como por ser sustentável, uma vez que incentiva o consumo da água da rede, o uso e reutilização de vasilhames próprios não descartáveis e o reaproveitamento da água para animais.
O vereador Nuno Russo, responsável pelo Pelouro dos Espaços Verdes e Espaço Público refere que “existe o interesse em harmonizar e renovar os bebedouros da cidade de Santarém, com um modelo acessível a todos, pessoas e animais, que permita também o enchimento de recipientes reutilizáveis e um melhor aproveitamento da água. Isto é, uma peça de mobiliário urbano que reúne a inovação, inclusão e sustentabilidade, na promoção e construção de melhor ambiente para todos.”
A substituição e instalação de novos bebedouros é uma das medidas de qualificação e/ou requalificação do espaço público, no incremento de melhores condições ambientais para os seus utilizadores. A dotação dos vários espaços da cidade, nos quais se inserem os espaços verdes, praças e pracetas e equipamentos desportivos, com pontos de água potável contribuirá para a hidratação das pessoas, com efeitos na sua saúde e bem-estar, e potenciará a utilização do espaço exterior, sem esquecer o cuidado com o bem-estar animal.