Registou-se, no primeiro mês de funcionamento dos novos radares e nos locais onde foram instalados, uma expressiva diminuição da sinistralidade – com zero mortes e zero feridos graves – e uma redução de 80% no número de veículos em excesso de velocidade.
A ANSR confirma ter havido problemas pontuais com origem numa falha técnica e que já se encontra resolvida, pelo que os autos de contraordenação resultantes desses problemas estão em processo de arquivamento.
Foi também efetuada uma revisão a todos os radares instalados em condições semelhantes, para garantir a máxima segurança e estabilidade do sistema, não tendo sido detetados problemas adicionais, pelo que os radares estão a funcionar no cumprimento estrito de todos os regulamentos legais.
Importa recordar que todo o processo de certificação e aprovação dos radares utilizados em Portugal está sujeito aos requisitos legalmente estabelecidos, nomeadamente a sua verificação periódica pelo Instituto Português da Qualidade.
Estes radares, da marca PolCam e modelo SmartEye ST-1, seguiram escrupulosamente todo o procedimento legal referido e já são usados em mais de 10 outros países, desde os Estados Unidos à Europa.