A nova passagem sobre o Vala da Azambuja em Santana é fundamental para impulsionar o crescimento regional.”

O presidente da Câmara, João Heitor, salientou a importância da ligação para os residentes do concelho, sobretudo os de Vila Chã de Ourique e Valada, bem como para a mobilidade regional.

O presidente da Câmara discutiu os seus esforços com as Infraestruturas de Portugal e o Ministério das Infraestruturas para construir o novo Viaduto de Santana, eliminando a passagem de nível.

O autarca sublinhou que o relatório do LNEC, confirma a convicção do município de que uma nova travessia rodoviária em Santana é a única solução para garantir a segurança pública e impulsionar o crescimento económico. Apenas uma solução do relatório garante condições de segurança adequadas – tornar o cruzamento da Linha do Norte desigual e atravessar o vale da Vala da Azambuja.

Numa recente reunião com responsáveis da administração central, o secretário de Estado das Infraestruturas e Infraestruturas de Portugal reafirmou o estatuto de prioridade do projeto. O financiamento do novo viaduto será incluído no 1º edital de candidatura a intervenções na Linha do Norte. Uma vez que o projeto técnico está concluído, o projeto será licitado após a concessão de financiamento.

A Câmara Municipal do Cartaxo entende os inconvenientes que o encerramento da estrada vai causar e pede compreensão aos utilizadores. A decisão prioriza a segurança pública.